“NO TERCEIRO DIA, UMA LUZ VINDA DOS CONFINS DO UNIVERSO, COMO UM METEORO, VAI DIRETO ATÉ O SEPULCRO, QUANDO UM ESTRONDO SACODE A TERRA, AFASTANDO A ENORME PEDRA QUE O SELAVA, E OS GUARDAS ROMANOS FICAM ATORDOADOS. A LUZ ENTÃO ENTRA NO CORPO INERTE DE JESUS, QUE EM SEGUIDA LEVANTA, TRANSPASSANDO OS PANOS DA MORTALHA COM SEU CORPO IMATERIAL FULGURANTE. RESSUSCITANDO DOS MORTOS COM UMA MATÉRIA INCORPÓREA DE INTENSA LUZ, CONHECIDA APENAS POR DEUS, DE UMA BELEZA INDESCRITÍVEL.”

sexta-feira, 21 de janeiro de 2022

O LIVRO DA VIDA

 

O LIVRO DA VIDA

 

“Fazei somente que vosso nome possa ser escrito nos livros do Céu, nos quais não estão marcados os nomes, conforme as mentiras humanas, ao louvar aos que menos merecem louvor. Mas neles, com justiça e amor, estão escritas as obras dos bons, para dar-lhes o prêmio prometido aos benditos por Deus.” (Valtorta-Vol. 3-pg. 89)

Nesta passagem Jesus nos esclarece que os nomes dos salvados são aqueles que fizeram boas ações, boas obras e tiveram mérito usando o livre arbítrio. Em resposta ao delírio da soberba dos escribas e fariseus que diziam que todos os de Israel, por serem o “povo de Deus”, tinham seus nomes no Livro da vida.

No julgamento particular com Jesus, no momento que o homem deixa esta vida, completa-se os atos bons desta alma ali encerrada, e depois confirmada diante de toda a criação no Julgamento Final, quando será revelado os nomes dos salvados.

A alma quando é criada por Deus e colocada no nascituro ainda no ventre materno, é pura, branca, sem qualquer tipo de mancha, a não ser a original. Tal mancha original é retirada no momento do batismo e o homem para mantê-la pura precisa não trazer novas sombras, que são os pecados, os quais também podem ser anulados com o arrependimento da confissão dos mesmos. Esta alma durante a vida do homem registra tudo o que seu portador fez de bom ou de ruim, como se fosse um livro da vida particular de cada ser humano. São estes dados bons registrados na alma de cada um, que certificarão o nome do portador desta alma. É somente depois desta vida, que aquela alma boa tem seu nome escrito no Livro da Vida. Portanto as páginas, que são as almas boas que viveram na Terra, formarão o enorme Livro da Vida com o nomes dos vitoriosos. Como Jesus já separou, está separando e ainda vai separar no juízo particular os bons dos maus, é crível pensar então, que no último dia já estarão colocados, devido este primeiro julgamento, uns a esquerda(maus), outros a direta(bons), com seus espíritos unidos a carne para receberem a sentença eterna de salvação ou de condenação.

“No coração do homem, há um ponto que se recorda do rosto de Deus, é o ponto mais eleito, aquele que é o nosso Sancta Sanctorum, aquele do qual nascem as santas inspirações e as santas decisões, aquele que perfuma como um altar, brilha como uma fogueira, canta como um coro de serafins. Mas quando em nós o pecado fumega, eis que aquele ponto se ofusca tanto que cessa a luz, o perfume, o canto, e fica somente o mau cheiro de uma fumaça pesada e um gosto de cinza.” (Valtorta-Vol.2-pg.97)

Muitos, e não são poucos, os cristãos que acreditam que Deus antes de criar o universo, já havia em seu pensamento, definido os nomes daqueles que seriam salvos, aqueles que teriam seus nomes escritos no Livro da vida, e daqueles que não estariam neste Livro. E não percebem que pensando assim, excluem o livre arbítrio do homem, excluem o mérito do homem, excluem o Julgamento de nossas ações. Ora, se já estão escolhidos os eleitos e os condenados antes de existirem, para que servirá o Julgamento Final? Para que julgar se já estão definidos? Percebem como é perniciosa para a alma esta teoria?  

É uma ofensa contra Deus. Deus é Amor. O Amor não poderia assim que nascesse um ser humano impor a este pequenino e puro nascituro, sua condenação, ou a outro impor sua salvação. Deus criou seus anjos e os humanos livres de pensamento, dotados de inteligência e razão, formando com isso vontade própria, discernimento, para escolher entre o bem e o mal. Deus é Amor? Sim, é Amor! Mas também é Justiça e Verdade. Este é o trinômio de Deus.

Os salvados serão aqueles que tiveram mérito, e os condenados serão aqueles que não obtiveram mérito e foram além, quiseram de livre e espontânea vontade estarem sem Deus. E onde não há Deus, não há luz, não há paz, não há música, não há perfume, somente Trevas e dor. Neste raciocínio lógico, é claro que os nomes dos salvados não estão escritos antecipadamente no Livro da vida, porque eles terão que ir se formando, conforme cada vida humana se desenrola e termina na terra com seus bons atos. Nenhum de nós nasce com um destino já traçado, somos nós mesmos que traçamos o nosso destino.

Epístola de São Paulo aos Filipenses. 4:3-“ Também te rogo a ti ainda ó fiel companheiro, que as ajude como pessoas que trabalharam comigo no Evangelho com Clemente, e com os outros que me ajudaram, cujos nomes estão no livro da vida.”

Aqui Paulo tomado pelo Espírito Santo previu a sorte de seus ajudantes na Evangelização dizendo que seus nomes estão no Livro. Pode-se dizer que profetizou a sentença divina daquelas almas, as quais se referiu. Não é uma regra geral para todos os seres humanos. Paulo falou especificamente de alguns de seus colaboradores.     

Tudo que foi criado tem assistência Divina. Imaginem se não teria o homem, criatura querida por Deus. Por isso o Altíssimo, através de sua providência, pensando sempre na nossa salvação, colocou seus servos como luzes para mostrar o caminho, pois sem a ajuda de Deus o homem seria um animal falante e nada mais. Assim seus Santos e Mártires, predestinados por Deus, indicaram o caminho a seguir para manter-nos fortalecidos na fé e esperança de voltar ao convívio dos eleitos. Porém todos estes Santos tiveram que passar pela prova, pelo mérito, usando seu livre arbítrio e assim escolheram seguir ao Senhor. Deus não se impõe contra a vontade do homem. É o homem que decide por si só qual caminho seguir.

Os Apóstolos foram escolhidos no pensamento de Deus antes mesmo de existir o mundo, esperando que eles aceitassem de boa vontade o chamado de seu Filho. Os Apóstolos de Cristo foram perseguidos e martirizados, mostrando uma heroicidade total mesmo diante da morte. Os exemplos são muitos. Assim foi a dura prova de Abraão, vencida com uma obediência sobrenatural, levando seu próprio filho ao sacrifício, e se o Anjo do Senhor não aparece para contê-lo teria completado a ordem do Altíssimo, assim foi com Noé, vencida com uma obediência longínqua, construindo a Arca durante dezenas de anos, assim foi com Moisés, com sua obediência à Palavra de Deus, levando o povo Judeu para novas terras, e assim por diante, sempre provados antes de terem seus nomes escrito no Livro da Vida. Ajudados por Deus, sim, mas com suas próprias vontades. Podemos dizer então, que excepcionalmente estes personagens marcantes da história humana tiveram um destino? Em grande parte sim, se entendermos que tal destino foi a Vontade de Deus, foi o Amor. Para o nosso bem comum.

Em Lucas 10:20. Diz Jesus: “E contudo, o sujeitarem-se-vos os espíritos, não é o de que vós vos deveis alegrar, mas sim deveis alegrar-vos de que os vossos nomes estão escritos nos Céus.”

Neste texto das escrituras, Jesus já tinha seus Apóstolos decididos a segui-lo e portanto sabia que assim se manteriam até o final de suas vidas, e por isso disse que seus nomes já estavam escritos no Livro da Vida. Muitos nomes são indicados para servirem o Senhor, mas nem todos vingam, porque a carne é fraca e Satanás tenta.

Ap 3:5- “Aquele que vencer será assim vestido de vestiduras brancas, e eu não apagarei o seu nome do livro da vida, e confessarei o seu nome diante de meu Pai, e diante dos seus anjos.”

Esta passagem reflete o pensamento de que alguns nomes foram escolhidos, mas que poderiam ser apagados caso tal escolhido caísse em tentações não vencidas durante sua vida. O texto diz claramente: “Aquele que vencer”, portanto ainda desconhecidos.

Já nas passagens do Apocalipse onde é mencionado o Livro da Vida, se refere às almas do final dos tempos, onde já foram registrados todos os que no exílio terrestre venceram o mundo e assim conquistaram seus nomes no Livro.

Ap 13:8- “E todos os habitantes da terra a adoraram, aqueles cujos nomes não estão escritos no livro da vida do Cordeiro, que foi imolado desde o princípio do mundo.”

Os cordeiros oferecidos a Deus desde o princípio, representam simbolicamente Jesus o Cordeiro pascal eterno, que tira os pecados do mundo. Antigamente os hebreus ofereciam sacrifício de um cordeiro puro, sem manchas e sem defeito a Deus, para remissão dos pecados. Visto que Cristo foi imolado no seu tempo e não desde o princípio do mundo, mas simbolicamente sim. 

Ap 17:8- “A Besta, que tu viste, era e já não é, e ela há de subir do abismo, e há de ser precipitada na perdição; e os habitantes da terra cujos nomes não estão escritos no livro da vida desde o princípio do mundo, se encherão de pasmo, quando virem a Besta, que era, e já não é.”

Quando se diz neste texto: “cujos nomes não estão escritos”, Deus não está se referindo a nomes já estabelecidos, mas sim de uma maneira geral, ou seja, haverá uma certa quantidade de nomes, mas não especificando antecipadamente tais nomes. Os que não estão escritos no Livro, serão aqueles que seguirem a Besta, as quais saberemos somente no último dia, do julgamento final.

Como Deus estabeleceu um tempo de prova para a humanidade é óbvio que também estabeleceu uma certa quantidade de almas que irão habitar o seu Reino. A história humana terrestre teve um início e terá um fim. É sugestivo pensar que Deus deu um tempo de prova para chegar à um número perfeito e justo de habitantes humanos no Céu, semelhante a quantidade dos Anjos.

Ap 21:27- “Não entrará nela coisa alguma contaminada, nem quem cometa abominação, ou mentira, mas somente aqueles que estão escritos no livro da vida do Cordeiro.”

Aqui há uma expressão diferente, “no livro da vida do Cordeiro”, que significa os salvados por Cristo, mas se refere ao mesmo Livro da Vida que será aberto no final dos tempos.

Somente Deus que já está presente no futuro sabe os nomes. Isto não significa que Deus determinou este ou aquele nome desde o princípio, mas como já conhece o futuro, sabe quem são os eleitos escritos no Livro da Vida. Para nós mortais, o futuro existirá depois de um tempo transcorrido, mas para Deus não existe o tempo.

Deus é! Uma simples frase que nos revela tantas coisas.

 

 

Antonio Carlos Calciolari

Sem comentários:

Enviar um comentário