“NO TERCEIRO DIA, UMA LUZ VINDA DOS CONFINS DO UNIVERSO, COMO UM METEORO, VAI DIRETO ATÉ O SEPULCRO, QUANDO UM ESTRONDO SACODE A TERRA, AFASTANDO A ENORME PEDRA QUE O SELAVA, E OS GUARDAS ROMANOS FICAM ATORDOADOS. A LUZ ENTÃO ENTRA NO CORPO INERTE DE JESUS, QUE EM SEGUIDA LEVANTA, TRANSPASSANDO OS PANOS DA MORTALHA COM SEU CORPO IMATERIAL FULGURANTE. RESSUSCITANDO DOS MORTOS COM UMA MATÉRIA INCORPÓREA DE INTENSA LUZ, CONHECIDA APENAS POR DEUS, DE UMA BELEZA INDESCRITÍVEL.”

terça-feira, 25 de agosto de 2020

REVELAÇÕES DE JESUS A MARIA VALTORTA

 



 

A  Igreja Católica define de forma muito clara (CIC 65, 66) que a revelação pública, oficial, está concluída e é a que vemos nos livros canônicos da Bíblia. Corresponde à fé cristã compreender gradualmente seu conteúdo.

Isso não impede que haja revelações privadas (CIC 67), que não melhoram nem completam a Revelação definitiva de Cristo, mas sim podem ajudar a vivê-la mais plenamente em uma determinada época histórica. Ou seja, pode haver livros inspirados, mas não canônicos.

O especialista François Michel Debroise nos dá uma informação muito completa sobre o tema.

Maria Valtorta, mística italiana falecida em 1961, foi um exemplo de alma extraordinária com vida extraordinária. Foi uma das 18 grandes místicas marianas. Aos 23 anos, um anarquista a espancou com uma barra de ferro, deixando-a com limitações físicas. Ficou 9 anos de cama. E uniu todas as suas dores à paixão de Jesus.

Seu confessor, ao ver a grandeza dessa alma, pediu-lhe que escrevesse sua biografia. Tudo isso aconteceu em plena guerra mundial. Depois de escrever sua biografia, de 1943 a 1950, ela começou a receber uma série de visões, que transcreveu em 17 volumes, entre eles sua obra mais conhecida e polêmica: “O Evangelho como me foi revelado”. Em 4800 páginas, ela relata a vida de Cristo, dia a dia.

O Papa Paulo VI apoiou a leitura da obra de Maria Valtorta, assim como o Padre Pio. A Madre Teresa de Calcutá era uma leitora assídua dos seus escritos. A celebração dos 50 anos da morte de Maria Valtorta foi acompanhado por altas personalidades da Igreja.

Do ponto de vista histórico, os biblistas se surpreendem com como uma pessoa que não teve estudos possa ter um conhecimento tão detalhado.

O leitor desta narração fica preso, porque a obra o introduz nas cenas da vida de Jesus como um espectador presente. É uma narração extraordinária do ponto de vista teológico, histórico e científico. (Fonte: Aleteia)

 

Segue abaixo duas passagens lindíssimas para nos inspirar nosso espírito:

 

O AMOR INFINITO

 

Na casa de Lázaro, sua irmã Maria de Magdala teve este diálogo com Jesus, alguns dias depois da ressurreição de Lázaro, quando fez um pedido inusitado a Jesus, mostrando sua total entrega a Deus.

 

“Vão indo para casa, e param de vez em quando para observarem o despertar das árvores, e Jesus levanta um braço, e apanha, alto como Ele é, um raminho com flores de uma amendoeira que se aquece ao sol, sobre o muro meridional da casa.

Sai Maria e os vê, e se aproxima para ouvir o que Jesus está dizendo: “Estás vendo Lázaro? Também a estas o Senhor disse: “Vinde para fora”, e elas obedeceram para servirem ao Senhor.”

“Que mistério é a germinação! Parece impossível que de um tronco duro, ou de uma semente dura possam sair pétalas tão frágeis e caules tão tenros, para se transformarem em frutas ou plantas. Estará errado Mestre, dizer que a linfa, ou o germe é como a alma da planta, ou da semente?”

“Não é errado, porque são partes vitais. Nelas, não eternas, mas criadas para cada espécie, elas foram no primeiro dia em que as plantas e as gramíneas passaram a existir. No homem é eterna, semelhante ao seu Criador, criada cada uma por sua vez, para cada nova criatura humana que é concebida. Mas é por ela que a matéria vive. É por isso que Eu digo que só pela alma é que o homem vive. Não vive aqui somente, mas também alhures. Vive por sua alma. Nós hebreus não fazemos desenhos sobre os sepulcros, como fazem os gentios. Mas, se o fizéssemos, deveríamos sempre desenhar, não a face morta, mas a clepsidra vazia, ou outro símbolo de um fim, assim como a semente que, jogada no sulco vai florescer em espiga. Porque é a morte da carne que livra a alma da casca, e a faz produzir frutos nos canteiros de Deus. A semente, a centelha de vida, que Deus colocou em nosso pó, e que se torna espiga, se nós soubermos com a vontade e também com a dor, tornar fértil a gleba que a encerra, a semente. O símbolo da vida que se perpetua... Mas, Maximino te está chamando.”

...”E tu Maria, te tornarás uma boa serva do teu Senhor?”

“Tu é que podes saber Raboni. Eu... Eu só sei que fui uma grande pecadora.”

Jesus sorri.

“Viste Lázaro? Ele também era um grande doente, e agora não te parece que esteja bem são?”

“Assim é Raboni. Tu o curaste. E o que fazes é sempre bem feito. Lázaro nunca foi tão forte e alegre, como depois de ter saído do sepulcro.”

“Tu o disseste, Maria. O que Eu faço é sempre total. Por isso a tua redenção é total, porque Eu a completei.”

“É verdade, meu Salvador. Redentor, Rei, Deus. É verdade. E, se Tu o fizeres, serei eu também uma boa serva do meu Senhor. Eu, pela minha parte, o quero Senhor. Não sei se Tu o queres.”

“Eu o quero, Maria. Uma minha boa serva. Hoje mais do que ontem. Amanhã mais do que hoje. Até o dia em que Eu te disser: “Basta, Maria, chegou a hora do teu repouso.”

“Está dito, Senhor. Eu quereria que então, me chamasses. Como chamaste o meu irmão para fora do sepulcro. Oh! Chama-me Tu para fora da vida!”

“Não. Para fora da vida, não. Eu te chamarei para a vida, para a verdadeira vida. Eu te chamarei para fora do sepulcro que é a carne, e é a terra. Eu te chamarei para as núpcias de tua alma com o teu Senhor.”

“As minhas núpcias! São as virgens que Tu amas, Senhor.”

“Eu amo aqueles que me amam, Maria.”

“Tu és divinamente bom, Raboni! Por isso é que eu não sabia ficar em paz, ao ouvir dizer que era mau, porque não vinhas. Para mim era como se tudo viesse abaixo. Que cansaço me dava ter que dizer a mim mesma: “Não! Não! Não deves aceitar as aparências. Elas te parecem umas evidências, mas são um sonho. A realidade é o poder, a bondade, a divindade do teu Senhor.” Ah! Quanto eu sofri. Quanta dor pela morte de Lázaro e pelas palavras dele... Ele não te disse nada? Não te lembras? Dize-me a verdade...”

“Não minto nunca, Maria. Ele teme ter falado, ter dito aquilo que tinha sido a dor de sua vida. E Eu o pus em paz, sem mentir, e ele agora está tranqüilo.”

“Obrigada, Senhor. Aquelas palavras... me fizeram bem. Assim como fazem bem os cuidados de um médico que põe a nu as raízes de um mal, e as queima. Elas acabaram de destruir a velha Maria. Eu fazia ainda um alto conceito de mim mesma. Agora... eu meço a profundidade de minha degradação, e sei que preciso andar por um longo caminho, e começar de novo a subir por ele. Mas eu o farei, se Tu me ajudares.”

“Eu te ajudarei, Maria. Mesmo depois que Eu tiver ido embora, te ajudarei.”

“Como assim, meu Senhor?”

“Aumentando o teu amor em uma medida incalculável. Para ti não há outro caminho, senão este.”

“É fácil demais, pelo tanto que tenho de expiar! Todos se salvam com o amor. Todos conquistam o Céu. Mas o que é suficiente para os outros, os justos, não é suficiente pra a grande culpada.”

“Não há outro caminho para ti, Maria. Porque seja lá qual for o caminho que tomares, ele será sempre amor. Amor fazer o bem em meu nome. Amor, se evangelizares. Amor, se te isolas. Amor, se te martirizas. Amos, se fazes que te martirizem. Tu não sabes outra coisa, a não ser amar, Maria. É a tua natureza. As chamas não podem fazer outra coisa que não seja arder. Suponhamos que elas se arrastem no chão queimando palhas, ou que subam, dando um abraço de esplendores ao redor de um tronco, ou de uma casa, ou de um altar, para subirem ao Céu. Cada um tem sua natureza. A sabedoria dos mestres espirituais está em saber desfrutar das tendências do homem, dirigindo-as para o caminho pelo qual elas se transformem em bem. Até nas plantas e nos animais esta é a lei, e seria tolice querer pretender que uma planta frutífera desse somente flores, ou desse frutos diferentes daqueles que a natureza é capaz de dar, ou que um animal executasse tarefas que são próprias de outras espécies de animais. Poderias tu pretender que uma abelha, destinada a produzir mel, se tornasse um passarinho que canta por entre as folhas das sebes? Ou então, que este raminho, que está em minhas mãos, junto com toda a amendoeira da qual apanhei, em vez de amêndoas, começasse a soltar pela casca resinas odoríferas? A abelha trabalha, o passarinho canta, a amendoeira dá frutos e a árvore de resinas dá aromas. E todos trabalham, cada um em seu ofício. Assim são as almas. E tu tens o ofício de amor.”

“Então, queima-me, Senhor. Eu te peço esta graça.”

“Não te basta a força do amor que tens?”

“É pouca demais, Senhor. Podia servir para amar homens. Não a Ti, que és o Senhor infinito.”

“Mas, justamente porque Eu sou assim, é que seria necessário um amor sem limites... Maria, o Altíssimo, que sabe o que é o amor, disse ao homem: “Amar-me-ás com todas as suas forças.” Não exige mais do que isso. Porque Ele sabe que já é um martírio amar com todas as forças...”

“Não importa meu Senhor. Dá-me um amor infinito, para amar-te como deve ser amado, para amar-te como nunca amei.”

“Estás pedindo-me um sofrimento semelhante a uma sarça, que se queima e se consome, Maria. Ela se queima e se consome lentamente... Pensa nisso.”

“É muito o que eu penso nisso, meu Senhor. Mas eu não tinha coragem de to pedir. Dá-me esse amor infinito, Senhor.”

Jesus olha para ela. Ela está em sua gente, ainda emagrecida pelas vigílias e pela dor, modesta e simples em sua veste e no arranjo dos cabelos, como uma menina sem malícias, com o rosto pálido que enrubesce pelo desejo, com seus olhares suplicantes, ou melhor, já brilhantes de amor, já mais de um serafim do que de uma mulher. É verdadeiramente a contempladora, que pede o martírio da contemplação, sem restrições ou limites.

Jesus diz uma só palavra, depois de ter olhado bem para ela, como se estivesse medindo a vontade: “Sim.”

“Ah! Meu Senhor! Que graça é morrer de amor por Ti”, e cai de joelhos, beijando os pés de Jesus.

“Levanta-te, Maria. Toma estas flores. Serão as de tuas núpcias espirituais. Sê doce, como o fruto da amendoeira, pura como sua flor, e luminosa como o óleo, que deste fruto se extrai quando ele é aceso, e perfumada como este óleo, quando está saturado de essências, e assim se espalha nos banquetes ou sobre a cabeça dos reis, perfumada pelas suas virtudes. Então, verdadeiramente estarás espargindo sobre o teu Senhor o bálsamo que Ele receberá com infinito agrado.”

Maria pega as flores, mas não se levanta do chão, e logo lança mão dos bálsamos de amor, com seus beijos e suas lágrimas derramadas nos pés do seu Mestre.

(O Evangelho como me foi Revelado-Maria Valtorta-Vol. 8,pg.437,438 e 439)

 

OBS: Nos escritos de Maria Valtorta, não usavam o nome Maria Madalena, mas Maria de Magdala, se referindo ao lugar onde morava, uma aldeia próxima ao Mar da Galiléia, que significa “torre” em hebraico, sendo por isso alguns estudiosos atribuírem a Madalena o significado de “a que vive na torre de Deus.” Madalena surgiu através do nome grego Magdaléne, que significa “a que vem de Magdala”.

Portanto as duas maneiras de dizê-las estão certas: Maria de Magdala ou Maria Madalena.

 

 

NÃO TEMAIS AQUELES QUE MATAM

 

Diz Jesus:

“Não me perguntais para onde é que estamos indo? A preocupação pelo dia de amanhã terá feito ficar muda a vossa língua, e Eu não vos pareço mais ser o vosso Mestre?”

Os doze levantam a cabeça. São doze rostos aflitos, ou pelo menos estonteados, os que se viram para o rosto tranqüilo de Jesus, e ouve-se apenas um “Oh!”, que sai das doze bocas. E, depois dessa exclamação de todos, faz-se ouvir a palavra de Pedro, que fala por todos: “Mestre, Tu sabes que és para nós sempre o mesmo. Mas é que, desde ontem de tarde, estamos como quem recebeu uma grande pancada na cabeça. E para nós tudo está parecendo um sonho. E Tu, nós vemos e sabemos que és Tu, mas Tu nos pareces... como se estivesses longe. Um pouco já nos tinha ficado essa sensação, quando falaste com teu Pai, antes de chamar Lázaro, e desde quando o tiraste de lá, todo amarrado, usando apenas de Tua vontade, e o tornaste vivo só com o teu poder. Tudo isso nos dá medo. Eu falo por mim... mas creio que o mesmo se dê com todos. Agora, enfim... Nós... Aquela partida tão rápida e misteriosa!”

“Será que tendes dois medos? Percebeis que está chegando o perigo? Não tendes, não sentis a falta de força para enfrentar e superar as últimas provas? Dizei-o com toda a liberdade. Ainda estamos na Judéia, mas também estamos perto das estradas baixas para a Galiléia. Cada um pode ir-se embora, se quiser ir em tempo para não ser odiado pelo Sinédrio.”

Os apóstolos se agitam com essas palavras. Os que estão estendidos sobre a grama, que os raios de sol fizeram ficar morna, se assentam, Os que estavam sentados põem-se de pé. E Jesus continua:

“Porque, a partir de hoje, Eu sou o Perseguido pelo Sinédrio. Ficai sabendo disso. A estas horas está para ser lido nas quinhentas tantas sinagogas de Jerusalém, e daquelas cidades que o puderam receber, edital emitido ontem à hora sexta, onde consta que Eu sou o grande pecador que cada um que souber onde Eu estou tem o dever de denunciar-me ao Sinédrio, para que ele me capture.”

Os apóstolos gritam, como se já o estivessem vendo preso. João se agarra ao pescoço de Jesus, gemendo: “Ah! Eu sempre o previa”, e soluça fortemente. Alguns fazem imprecações contra o Sinédrio, outros invocam a Justiça divina, outros choram, e outros ficam como umas estátuas.

“Calai-vos. Escutai. Eu nunca vos enganei. Eu sempre vos disse a Verdade. Como Eu pude, vos defendi e protegi. A vossa proximidade de Mim foi-me sempre amável, como e de uns filhos. Também Eu não escondi de vós a minha última hora. Os meus perigos... a minha Paixão. Mas aquilo eram coisas minhas, exclusivamente minhas. Agora, são os vossos perigos, a vossa segurança e a de vossas famílias que hão de ser postos em consideração. E Eu vos peço que o façais. Tendes para isso liberdade completa. Não considereis essas coisas, pensando no amor que tendes por Mim, nem a escolha que de vós foi feita por Mim. Fazei de conta que Eu vos dispenso de todas as obrigações para com Deus e para com o seu Cristo. Fazei de conta que nos encontramos aqui, agora, pela primeira vez, e que vós, depois de me terdes ouvido,trocais idéias uns com os outros sobre se convém ou não acompanhar o Desconhecido, cujas palavras vos haviam comovido. Fazei de conta que me estais ouvindo e vendo pela primeira vez, e que Eu vos diga: “Olhai como Eu sou perseguido e odiado e que quem me segue é perseguido e odiado como Eu, em sua pessoa, em seus interesses, em seus afetos. Vede bem que a perseguição pode terminar até com uma morte e com o confisco dos bens da família.” Pensai, e decidi. Eu vos amarei igualmente, mesmo se me disserdes: “Mestre, eu não posso ir contigo.”

Ficais entristecidos? Não deveis ficar assim. Sejamos bons amigos, que decidem em paz e com amor o que se há de fazer, com uma compaixão recíproca. Eu não posso deixar-vos ir ao encontro com o futuro, sem fazer-vos refletir antes. Eu não tenho falta de estima para convosco. Eu vos amo a todos. Mas Eu sou o Mestre. E o Mestre obviamente conhece os seus discípulos. Eu sou o Pastor, e o pastor obviamente conhece os seus cordeiros. Eu sei que os meus discípulos, expostos a uma prova, sem estarem suficientemente preparados para ela, não somente pela sabedoria que vem do Mestre, e que por isso é boa e perfeita, mas também pela reflexão, que deve provir deles, poderiam fracassar, ou, pelo menos, deixar de triunfar, como alguns atletas nos estádios. Moderem-se a si mesmos e controlem-se, é sempre uma sábia medida. Tanto nas pequenas como nas grandes coisas. Eu, como Pastor devo dizer aos meus cordeiros: “Agora, Eu vou entrar em uma terra de lobos e de sanguinários. Tereis vós coragem de andar pelo meio deles?”

Eu poderia até dizer-vos já, quem é que não vai ter coragem de passar pela prova, por mais que Eu vos possa garantir, e com toda certeza, que nenhum de vós cairá pela mão dos carrascos que irão sacrificar o Cordeiro de Deus. A minha captura será de tal valor para eles, que só ela já lhes bastará. Por isso, Eu vos digo: “Refleti”.

Há tempo, Eu vos dizia: “Não temais aqueles que matam”.

Eu vos dizia: “Aquele que põe a mão no arado, e se vira para considerar o passado e o que pode perder ou adquirir, não está apto para a minha missão.”

Mas aquilo eram normas para dar-vos a medida do que era ser discípulos, eram normas para o futuro, que virá, quando Eu não for mais o Mestre, mas serão mestres os que forem fiéis. Aquelas normas vos eram dadas para formar em vós uma alma forte. Mas, mesmo essa fortaleza, que não se pode negar que vós a deveis ter, junto com o nada que vós éreis – Eu falo do vosso espírito – é ainda muito pouca, em comparação com o tamanho da prova. Oh! Não fiqueis pensando em vossos corações: “O Mestre está escandalizado conosco!”. Eu não me escandalizo. Pelo contrário, Eu vos digo que nem mesmo vós deveis, nem deveríeis escandalizar-vos com vossa fraqueza. Em todos os tempos futuros, entre os membros da minha Igreja, tanto os cordeiros como os pastores serão pessoas inferiores à grandeza de sua missão. Haverá épocas em que os pastores ídolos serão mais do que os verdadeiros pastores e do que os verdadeiros fiéis. Haverá épocas de eclipses do espírito de fé no mundo. Mas o eclipse não é a morte de um astro. Depois a beleza dele reaparece, e parece até mais luminosa. Assim é que vai ser o meu Ovil.

Eu vos digo: “Refleti.”

Eu vo-lo digo como Mestre, Pastor e Amigo. Eu vos deixo em plena liberdade de discutir entre vós. Agora vou lá para o meio daquela vegetação para rezar. E, um por um, cada um me irá dizer o seu pensamento. Eu abençoarei a vossa honestidade sincera, seja qual for. E vos amarei por tudo o que até aqui já me destes. Adeus.”

Jesus se levanta, e lá se vai.

 

(O Evangelho como me foi Revelado – Maria Valtorta, Vol8, pg. 447,448 e 449).   


Sem comentários:

Enviar um comentário