“NO TERCEIRO DIA, UMA LUZ VINDA DOS CONFINS DO UNIVERSO, COMO UM METEORO, VAI DIRETO ATÉ O SEPULCRO, QUANDO UM ESTRONDO SACODE A TERRA, AFASTANDO A ENORME PEDRA QUE O SELAVA, E OS GUARDAS ROMANOS FICAM ATORDOADOS. A LUZ ENTÃO ENTRA NO CORPO INERTE DE JESUS, QUE EM SEGUIDA LEVANTA, TRANSPASSANDO OS PANOS DA MORTALHA COM SEU CORPO IMATERIAL FULGURANTE. RESSUSCITANDO DOS MORTOS COM UMA MATÉRIA INCORPÓREA DE INTENSA LUZ, CONHECIDA APENAS POR DEUS, DE UMA BELEZA INDESCRITÍVEL.”

terça-feira, 19 de julho de 2016

OS DOIS LUZEIROS -II-


MARIA DE ÁGREDA – DO LIVRO : MÍSTICA CIDADE DE DEUS



(Continuação do artigo anterior)

Como pelo Arcanjo Gabriel foi evangelizada a Concepção de Maria Santíssima e como preveniu Deus a Santa Ana para isto com um especial favor.

Os rogos dos santos Joaquim e Ana chegaram à presença e trono da beatíssima Trindade, sendo aceites. Foi manifestada aos santos Anjos a vontade Divina, … Vai Gabriel, nosso embaixador, e dá-lhes novas de alegria para eles e para toda a linhagem humana como a nossa determinação os olhou e escolheu. Promete-lhes que receberão descendência com a Graça de nossa destra, e que Ana conceberá e dará à luz uma filha a quem damos o nome de Maria. Com esta ordem, foram revelados ao arcanjo São Gabriel muitos mistérios dos que pertenciam a esta embaixada. Imediatamente desceu do Céu empíreo e apareceu a São Joaquim que estava em oração, e lhe disse: - Homem justo e reto, o Altíssimo, de Seu trono viu teus anseios, ouviu tuas súplicas e gemidos e toma-te feliz na Terra. Tua esposa Ana conceberá e dará à luz uma filha que será Bendita entre as mulheres  e as nações chamá-la-ão Bem-Aventurada. Aquele que é Deus eterno, incriado e criador de tudo, retíssimo em seus juízos, poderoso e forte, envia-me a ti, porque lhe foram aceitas tuas obras e esmolas. A caridade comove o coração do Todo Poderoso e apressa Suas misericórdias. Quer liberalmente enriquecer tua casa e família com a filha que Ana conceberá, e a quem o mesmo Senhor dá o nome de Maria. Desde Sua infância lhe deverá ser consagrada no Templo, conforme lhe haveis prometido. Essa filha, na vida e obras, será prodigiosa, grande, escolhida, poderosa, cheia do Espírito Santo, e pela esterilidade de Ana, milagrosamente concebida. Louva, Joaquim, ao Senhor por este benefício, glorifica-o pois, com nenhuma outra nação fez tal coisa. Irás dar graças no Templo de Jerusalém, e em prova de que te anuncio esta alegre e verdadeira notícia, encontrarás na porta Áurea tua irmã Ana que pelo mesmo motivo irá ao Templo. Advirto-te que esta embaixada é maravilhosa, porque a concepção desta Menina alegrará o Céu e a Terra.
Para melhor fazê-lo foi ao Templo, segundo lhe fora ordenado.  Na mesma hora em que isto sucedeu a São Joaquim, encontrava-se a ditosa Santa Ana em altíssima oração e contemplação. Estava toda elevada no Senhor e no esperado mistério da Encarnação do Verbo eterno, do qual o mesmo Senhor lhe dera altíssimas inteligências e especialíssima luz infusa. Com profunda humildade e viva fé, pedia a Sua Majestade apressar a vinda do Redentor do gênero humano.  Elias obteve fogo do Céu para seu sacrifício, e com a oração abria e fechava os Céus. - A humildade, a fé e as esmolas de Joaquim e as tuas chegaram ao trono do Altíssimo, e Ele enviou-me, seu Anjo, para te dar alegres notícias para teu espírito. Quer Sua Alteza que sejas ditosa e bem aventurada e escolhe-te para mãe daquela que há de conceber e dar à luz o Unigênito do Pai. Terás uma filha que por Divina ordenação se chamará Maria. Será Bendita entre as mulheres, cheia do Espírito Santo, a nuvem que derramará o rocio do Céu para refrigério dos mortais, e nela se cumprirão as profecias de vossos antigos pais. Será a porta da vida e a salvação dos filhos de Adão. - Adverte que revelando a Joaquim que terá uma filha ditosa e bendita, o Senhor reservou o mistério, não lhe manifestando que será Mãe do Messias. Por isto deves guardar este segredo. Irás logo ao templo dar graças ao Altíssimo por que tão liberalmente te favoreceu com Sua poderosa destra, e na porta Áurea encontrarás Joaquim com quem conferirás estas mensagens.

Dirigiu-se logo ao templo de Jerusalém onde encontrou São Joaquim, como o Anjo havia dito. Juntos deram graças ao Autor desta maravilha, oferecendo especiais dons e sacrifícios. Novamente iluminados pela graça do Divino Espírito, e cheios de consolação Divina, voltaram para casa. Iam falando sobre os favores que haviam recebido do Altíssimo e como São Gabriel Arcanjo se comunicara com cada um em particular, prometendo-lhes da parte do Senhor uma filha que seria muito ditosa e bem-aventurada. Nesta ocasião revelaram um ao outro como antes de tomarem estado de matrimônio, o mesmo Santo Anjo por ordem de Deus lhes mandara que se unissem e juntos servissem a Deus. Haviam guardado este segredo durante vinte anos, sem o revelar mutuamente, até que o mesmo Anjo lhes prometeu o nascimento da filha. Nunca revelou a prudente matrona, quer a São Joaquim, quer a qualquer outra criatura, que Sua filha seria a Mãe do Messias. Durante toda a Sua vida, o santo progenitor soube apenas que ela seria grande e misteriosa mulher. Nos últimos instantes antes de Sua morte, Deus concedeu singular favor a Santa Ana. Por modo altíssimo e intelectual, teve uma visão de Sua Majestade, dele recebendo grandes inteligências e Graças, para prepará-la com graças especiais.  Purificou-a, espiritualizou a parte inferior do corpo e elevou sua alma e espírito de tal modo que, desde aquele dia, nenhuma coisa humana a impediu de permanecer na presença de Deus com todo o afeto de Sua mente e vontade, sem perdê-la jamais de vista. … Quero já usar com ele de minha liberal misericórdia, e dar-lhe a pessoa do eterno Verbo para fazer-se homem, nascendo de mulher que seja mãe e virgem imaculada, pura, bendita e santa sobre todas as criaturas. Desta minha eleita e única faço-te mãe.  Eu quisera ser tão dignamente vossa, como exige esta Graça; mas que farei, pois não mereço ser escrava daquela que será Mãe de vosso Unigênito e minha filha?

Sem comentários:

Enviar um comentário