A REVELAÇÃO DE QUEM
REALMENTE É JESUS
Diz
Jesus:
“Mas
as pessoas, das quais vós estais mais perto e vos dais bem com elas mais do que
Eu, tratando-as bem, sem causar-lhes aquele acanhamento que poderia acontecer
comigo, quem é que elas dizem que Eu sou? E que acham do Filho do homem?”
“Uns
dizem que és Jesus, isto é, o Cristo, e esses são os melhores. Outros dizem que
és um Profeta, outros, somente um Rabi, e outros como Tu sabes, dizem que és um
doido e endemoninhado!”
“Alguns
porém, Te dão o mesmo nome que Tu te dás, e Te chamam de “Filho do homem.”
“E
alguns também dizem que isso não pode ser, porque o Filho do Homem é bem outra
coisa. E nem sempre isso que dizem é uma negação, porque no fundo, eles admitem
que Tu és mais do que o Filho do Homem, porque és o Filho de Deus. Outros, ao
contrário, dizem que Tu não é nem mesmo o Filho do Homem, mas um pobre homem,
agitado por Satanás ou que já está transtornado pela demência. Tu estás vendo
que os pareceres são muitos e todos diferentes”, diz Bartolomeu.
“Mas,
afinal no pensar do povo, quem é o Filho do Homem?”
“É
um homem no qual há as mais belas virtudes do homem, um homem que reúne em si
todos os requisitos de inteligência, sabedoria e graça, que nós achamos que
existiram em Adão, e alguns, a esses requisitos acrescentam o de não morrer. Tu
sabes que já corre por aí a notícia de que João Batista não morreu. Mas que
somente foi levado pelos anjos para algum outro lugar e que Herodes, para não
ter que dizer que foi vencido por Deus e menos ainda Herodiades, tenham matado
um servo e decepado a cabeça dele, e tenham mostrado o corpo do servo como
sendo o cadáver de João Batista. Tantas coisas o povo diz sobre ele! Por isso,
muitos pensam que o Filho do Homem seja ou Jeremias, ou Elias, ou algum dos
Profetas, ou também o próprio Batista, no qual havia graça e sabedoria, e que
se dizia Precursor do Cristo: o Ungido de Deus. O Filho do Homem seria um
grande homem nascido do homem. Muitos não podem admitir, ou não querem admitir
que Deus tenha podido mandar seu Filho à terra. Tu o disseste ontem: “Só crerão
aqueles que estão convencidos da infinita bondade de Deus.” Israel crê no rigor
de Deus, mais do que em sua Bondade...”, diz ainda Bartolomeu.
“Sim.
Sentem-se de fato tão indignos, que julgam impossível que Deus seja tão bom a
ponto de enviar o seu Verbo para salvá-los. Neste ponto o que faz um obstáculo
à fé deles é o estado degradado em que estão as suas almas”, confirma Zelotes.
E acrescenta: “Tu dizes que és o Filho de Deus e do Homem. De fato, em Ti há
toda graça e sabedoria como homem. Eu creio que realmente quem tivesse nascido
de um Adão em estado de graça teria sido teu semelhante pela beleza e
inteligência e por todos os outros dotes. E em Ti Deus brilha pelo seu poder.
Mas, quem o pode crer, entre aqueles que se crêem deuses, e medem a Deus por si
mesmos, em sua soberba sem limites? Eles, os cruéis, podem certamente pensar
que Deus tenha anulado a sua doçura, ao entregar-se a si mesmo para redimi-los,
e o seu amor para salvá-los, a sua generosidade em entregar-se ao arbítrio do
homem, a sua pureza para sacrificar-se no meio de nós. Não o podem, não, esses
que são tão inexoráveis e cavilosos, ao procurarem e punirem as culpas.”
“E
vós, quem dizeis que Eu sou? Dizei-o, conforme o vosso modo de julgar, sem
levar em conta as minhas palavras, ou as de outrem. Se fosseis obrigados a
julgar-me, quem diríeis que Eu sou?”
“Tu és o Cristo, o Filho do Deus vivo”, grita Pedro, ajoelhando-se, com os braços estendidos
para o alto, para Jesus, que está olhando para ele, com um rosto todo cheio de
Luz, e se inclina para pô-lo em pé e abraçá-lo, dizendo:
“Feliz
de ti, ó Simão, filho de Jonas! Porque não é a carne nem o sangue que te
revelou isto, mas sim, o meu Pai que está nos Céus. Desde o primeiro dia em que
vieste a Mim, tu fizeste a ti mesmo esta pergunta e, visto que eras simples e
honesto, soubeste compreender e aceitar a resposta que te vinha dos Céus. Tu
não vistes manifestações sobrenaturais, como teu irmão João e Tiago. Tu não
conhecias a minha santidade de filho, de operário, de cidadão, como Judas e
Tiago, meus irmãos. Tu não recebestes nenhum milagre, nem me viste fazer alguns
deles, nem Eu de dei sinal do meu poder, como os fiz, e como os viram Filipe,
Natanael, Simão Cananeu, Tomé, Judas. Tu não foste subjugado por minha vontade,
como Levi, o publicano. Contudo, tu exclamaste: “Ele é o Cristo!” Desde a
primeira hora em que me viste, já acreditaste, e nunca a tua fé se abalou. Por
isso Eu te chamo Céfas. E por isso sobre ti, a Pedra, Eu edificarei a minha
Igreja, e as portas do Inferno não prevalecerão contra ela. A ti darei as
chaves do Reino dos Céus. E tudo o que ligares na terra estará ligado no Céu. E
tudo o que desligares na terra estará desligado no Céu, ó homem fiel e
prudente, cujo coração Eu pude provar. E aqui, a partir deste momento, tu és o
chefe, ao qual se deve obediência e respeito, como se fosse um outro Eu mesmo.
E como tal Eu o proclamo diante de todos vós.”
(de
Jesus à Valtorta, Vol. 5, pg. 308, 309)
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