JESUS REVELA A TIAGO DE ALFEU O SEU FUTURO.
Tiago,
meu irmão, sabes tu para o que foi que Eu te quis aqui sozinho comigo, para
falar-te, depois destas horas de oração e meditação? Tiago dá sinais de estar
cansado para responder, de tão comovido que ainda está. Mas, afinal, ele abre
os lábios, para responder em voz baixa: Para dar-me alguma lição especial para
o futuro ou porque eu sou o mais incapaz de todos. Eu te agradeço desde já,
ainda que seja uma repreensão. Mas, podes crer Mestre e Senhor, que se eu sou
tardo e incapaz, assim o sou por deficiência, mas não por vontade.
Não
é uma repreensão, mas uma lição, isto sim, para o tempo no qual Eu não estarei
mais convosco. No teu coração, durante estes últimos meses, ficaste pensando
muito em tudo o que Eu te disse um dia, aos pés deste monte, quando te prometi
que haveria de vir aqui contigo, não só para falar do profeta Elias, nem para
ficar olhando o mar, que brilha lá longe, sem limites, mas para te falar de
outro mar, ainda maior, mutável, desleal, deste que hoje parece o mais plácido
dos lagos, e talvez, dentro de poucas horas, engolirá navios e homens, em sua
fome e voracidade. E nunca mais separaste o pensamento de tudo o que Eu te
disse naquele dia, de que a vinda até aqui tivesse relação com o teu destino
futuro. Por isso é que agora vais ficando cada vez mais pálido, percebendo que
se trata de um grande destino, uma herança prenhe de uma responsabilidade tão
grande, que faz tremer até um herói. Uma responsabilidade e uma missão, que hão
de ser exercidas com toda a santidade possível em um homem, para não frustrar a
vontade de Deus.
Não
tenhas medo, Tiago. Eu não quero a tua ruína. Por isso, se a tal missão Eu te
destino, é sinal de que Eu sei que dela não te virá prejuízo, mas uma glória
sobrenatural. Escuta-me, Tiago. Põe-te em paz com um belo ato de abandono a
Mim, para poderes ouvir recordar as minhas palavras. Nunca mais estaremos assim
sozinhos, e com o espírito assim preparado para nos entendermos.
Um
dia Eu irei embora. Como todos os homens que têm o seu tempo de permanência
nesta terra. A minha permanência chegará ao fim, de um modo bem diferente do de
todos os homens, mas chegará ao fim, e vós não me tereis mais perto de vós, a
não ser com o meu Espírito, o qual, Eu te asseguro, nunca vos abandonará. Eu me
irei embora, depois de vos ter dado aquele tanto que é necessário para fazer
progredir a minha Doutrina no mundo, depois que Eu tiver completado o
Sacrifício e vos tiver obtido a Graça. Com esta, e com o Fogo sapiencial e
septiforme, sereis capazes de fazer isso, que agora poderia parecer-vos uma
loucura, e uma presunção só o imaginar fazê-lo.
Eu
me irei, e vós ficareis. E o mundo, que não compreendeu o Cristo, não
compreenderá também os apóstolos de Cristo. Por isso, sereis perseguidos e
dispersos, como os mais perigosos para o bem estar de Israel. Mas, visto que
vós sois os meus discípulos, devereis sentir-vos felizes por sofrer as mesmas
aflições do vosso Mestre.
Eu
te falei, num dia do mês de Nisan: Tu serás aquele que restará dos profetas do
Senhor. Tua mãe, por um ministério espiritual, teve uma meia intuição do
significado destas palavras. Mas, antes ainda que elas se cumpram para os meus
apóstolos, em ti e por ti serão cumpridas.
Tiago,
todos serão dispersados, menos tu, e isto até que Deus te chame para o seu Céu.
Tu ficarás no posto para o qual Deus te elegeu pela boca dos teus irmãos, tu
descendente da estirpe real, na cidade real, para erguer o meu cetro e falar do
verdadeiro Rei. Rei de Israel e do mundo, segundo uma realeza sublime, que
ninguém compreende, a não ser aqueles aos quais ela é revelada.
Serão
tempos nos quais terás necessidade de uma fortaleza, de uma constância, uma
paciência e uma sagacidade sem limites. Deverás ser justo com caridade, com uma
fé simples e pura, como o de um menino e ao mesmo tempo, erudita, como a de um
verdadeiro mestre, para sustentar a fé atacada e, muitos corações e por muitas
coisas inimigas dela e para refutar os erros dos falsos cristãos e as sutilezas
doutrinárias do velho Israel, o qual, já cego desde agora, ficará mais cego do
que nunca, depois de ter matado a Luz, e torcerá as palavras proféticas e até
as ordens do Pai, do qual eu procedo, para persuadirem-se a si mesmos, a fim de
ficarem em paz. E persuadir ao mundo de que Aquele, de quem falaram os
Patriarcas e os Profetas, não era Eu. E que Eu, ao contrário, fui um pobre
homem, um sonhador e, para os melhores um louco e, para os menos bons do velho
Israel, um herege, um endemoninhado.
Eu
te peço que sejas, então um outro Eu. Não penses que não seja possível. Porque
o é. Tu deverás ter presente o teu Jesus, os seus atos, a sua palavra, as suas
obras. Como se tu te colocasses numa forma de argila daquelas usadas pelos que
fundem os metais, para dar-lhes uma certa configuração, assim tu te deverás
fundir em Mim. Eu estarei sempre presente, tão presente e vivo para vós, meus
fiéis, que vós vos podereis unir a mim, tornar-vos um outro Eu, e basta que o
queirais. Mas tu, que sempre tens estado comigo, desde a mais tenra idade e
recebeste o alimento da Sabedoria pelas mãos de Maria, antes ainda do que pelas
minhas, tu que és sobrinho do homem mais justo que Israel já teve, tu deves ser
um perfeito Cristo.
Não
posso, não posso, Senhor! Dá essa tarefa a meu irmão. Dá a João, dá a Pedro, dá
ao outro Simão. Não a mim, Senhor. Por que a mim? Que fiz para merecê-lo? Não
vês que eu sou apenas um pobre homem, cuja única capacidade é a de te amar
muito, e de crer firmemente em tudo o que dizes?
Judas
tem um temperamento muito forte. Ele ficará muito bem onde for preciso abater o
paganismo. Não aqui, onde é preciso trazer para o cristianismo aqueles que, por
já serem o povo de Deus, acham que estão certos e daí não se arredam a nenhum
custo. Não aqui, onde é preciso convencer a todos os que, mesmo acreditando em
Mim, ficarão desiludidos com o desenrolar dos acontecimentos. Convencê-los de
que o meu reino não é deste mundo, mas é o Reino totalmente espiritual dos
Céus, cujo prelúdio é uma vida cristã, ou seja, uma vida cujos valores
preponderantes são os do espírito.
A
convicção se consegue com uma firme doçura. Ai de quem precisou agarrar pelo
pescoço para persuadir. O agredido dirá “sim”, no momento, para livrar-se do
aperto. Mas depois fugirá, sem voltar mais atrás e sem mais querer discussões,
se ele não for perverso mas só alguém que estava fora do caminho. Foi armar-se
e dar morte ao prepotente afirmador de doutrinas diferentes das suas se ele é
perverso, ou mesmo simplesmente um fanático.
E
tu ficarás rodeado de fanáticos. Fanáticos entre os cristãos, fanáticos entre
os israelitas. Os primeiros quererão de ti atos de força ou, pelo menos a
licença de praticá-los. Porque o velho Israel, com as suas exigências e as suas
restrições, estará também agitando neles a sua cauda venenosa. Os segundos,
marcharão contra ti e contra os outros, como para uma guerra santa em defesa de
velha Fé, dos seus símbolos, das suas cerimônias. E tu estarás no centro desse
mar tempestuoso. Tal é a sorte dos chefes. E tu serás o chefe de todos os que
fizerem parte da Jerusalém cristianizada pelo teu Jesus.
Deverás
saber amar perfeitamente, para poderes ser chefe santamente. Não com armas e
maldições dos judeus. Não te permitas nunca ficar imitando os fariseus em
julgar que os pagãos são excremento. Também para eles foi que Eu vim, porque,
se fosse só para Israel, teria ficado desproporcionado o aniquilamento de Deus,
ao assumir um corpo capaz de sofrer a morte. E porque, se é verdade que o meu
amor me teria feito encarnar-me com alegria, até pela salvação de uma só alma,
a Justiça por uma infinidade: todo o Gênero Humano.
Doce,
para não rejeitar, deverás ser. Também para com eles, limitando-te a seres
inabalável no dogma, mas condescendente com outras formas de vida, todas
materiais, mas sem lesões para o espírito. Muito terás que combater com os
irmãos por causa disso, porque Israel está envolvido em suas práticas externas,
todas inúteis, pois que não mudam o espírito. Mas tu fica, e ensina os outros a
ficar também unicamente preocupado com o espírito. Não pretendas que os pagãos
mudem de repente os seus usos. Não fiques ancorado junto ao teu penhasco.
Porque para recolher pelo mar afora as peças quebradas, e levá-las para o
estaleiro, a fim de conservá-las para uma nova vida, é preciso navegar, e não
ficar parado. E tu tens que ir atrás das peças quebradas, Elas estão no
paganismo e também em Israel. No fundo do mar imenso está Deus, que abre os
braços para todas as suas criaturas. Quer sejam elas ricas por uma origem
santa, como os israelitas, quer sejam pobres, porque pagãos.
Eu
disse: Amareis o vosso próximo. Próximo não é somente o parente ou o
compatriota. É próximo também o homem que mora perto do pólo da terra, e cujo
rosto nem conheceis, e é próximo também o que a estas horas está contemplando o
romper da aurora, em lugares distantes e por vós desconhecidos, ou o que
percorre as geleiras das cordilheiras fabulosas da Ásia, ou bebe da água de um
rio, que abriu seu leito por entre as florestas desconhecidas do centro da
África. E se viesse a ti um adorador do sol, ou mesmo um outro que considera
seu deus o voraz crocodilo, ou alguém que crê um sábio reencarnado, que foi
capaz de conhecer a Verdade, mas não foi capaz de adquirir a Perfeição dela,
nem de dá-la como Salvação aos seus fiéis, ou então nem se vier a ti para te
perguntar: Dá-me o conhecimento de Deus, talvez algum nauseado cidadão de Roma
ou de Atenas, tu não podes e não deves dizer-lhe: Eu vos rejeito, porque seria
uma profanação levar-vos a Deus.
Lembra-te
de que eles não sabem, ao passo que Israel sabe. No entanto, em verdade, muitos
em Israel são e serão mais idólatras e cruéis do que o mais bárbaro e idólatra
que houver no mundo, e não a este ou aquele ídolo que sacrificam vítimas
humanas, mas sim a si mesmos, ao seu orgulho, ávidos de sangue, desde que neles
se tiver acendido uma sede insaciável, que durará até o fim dos séculos.
Somente bebendo de novo e com fé o que acendeu aquela sede atroz, é que se
poderia extingui-la. Mas, então, já será o fim do mundo, porque os últimos a
dizerem: Nós cremos que Tu és Deus e Messias, serão os de Israel, por mais que
Eu tenha dado todas as provas de minha Divindade.
Velarás,
e muito para que a fé dos cristãos não seja vazia. Ela assim seria, se fosse
uma fé só de palavras, ou de práticas hipócritas. O espírito é que vivifica. E
esse espírito é o que falta no exercício rotineiro e farisaico, que não passa
de um fingimento de fé, e não é verdadeira fé. Que valeria ao homem cantar os
louvores de Deus na assembléia dos fiéis, se depois todos os seus atos são de
imprecaução contra Deus, que não quer ser objeto de escárnio dos fiéis, mas
conserva sempre, em sua paternidade, suas prerrogativas de Deus e de Rei.
Velarás,
e muito, para que ninguém tome o lugar que não é seu. A Luz será dada por Deus,
de acordo com os graus que tiverdes. Deus não vos deixará faltar a Lua, a não
ser que a graça seja apagada em vós pelo pecado.
Muitos gostarão de ouvir que são chamados de “
Mestres”.
Um só é o Mestre: este que te está falando.
E
uma só é a Mestra: a Igreja que o perpetua.
Na Igreja serão mestres os que forem
consagrados com o encargo especial de ensinar. Mas entre os fiéis haverá
aqueles que, pela vontade de Deus e por sua santidade própria, isto é, por sua
Boa Vontade, serão alcançados pela corredeira da Sabedoria, e falarão. Outros
desses haverá, que por si mesmos não são sábios, mas que serão dóceis, como
instrumentos nas mãos do artífice, e em nome do Supremo Artífice, falarão,
repetindo como uns meninos bons, o que manda dizer, ainda que não compreendam
toda a extensão daquilo que estão dizendo. Haverá, enfim, os que falarão como
se fossem mestres, e com um esplendor tal, que chegará a seduzir os simples,
mas eles serão uns soberbos, duros de coração, ciumentos, iracundos, mentirosos
e luxuriosos.
Enquanto
Eu estou dizendo que recolhas as palavras dos sábios do Senhor e dos sublimes
pequeninos do Espírito Santo, ajudando-os a compreender a profundidade das
divinas palavras, porque, se eles são os portadores da Voz Divina, vós meus
apóstolos, sereis sempre docentes de minha Igreja, e deveis socorrer a estes
sobrenaturalmente cansados pela extasiante e pesada riqueza que Deus depositou
neles, a fim de que as levassem aos irmãos, assim Eu te digo: rejeita as
palavras de mentira dos falsos profetas, cuja vida não está de acordo com a
minha doutrina. A bondade da vida, a mansidão, a caridade e a humildade não
faltam nunca nas sabedorias e nas pequenas vozes de Deus. Sempre faltarão nos
outros.
Velarás,
e muito para que os ciúmes, as calúnias, não existam na assembléia dos fiéis, e
nem mesmo ressentimentos e espírito de vingança. Velarás, e muito para que a
carne não tome a dianteira sobre o espírito. Não seria capaz de suportar
perseguições quem não tiver um espírito que reine sobre a carne.
Tiago,
Eu sei que assim farás, mas faze ao teu irmão a promessa de que não me
decepcionarás.
Mas,
Senhor, Senhor! Eu só tenho um medo: o medo de não ser capaz de o fazer. Meu Senhor,
eu te peço isto: Dá esse encargo a algum outro.
Não.
Eu não posso.
Simão
de Jonas te ama, e Tu o ama...
Simão
de Jonas não é Tiago de Davi.
João!
João o anjo douto. Faze dele o teu servo nesse caso.
Não.
Não posso. Nem Simão, nem João possuem aquele nadinha que, no entanto, é muito
no modo de julgar dos homens: o parentesco. E tu és meu parente. Depois de me
ter... depois de ter-me desconhecido, a parte melhor de Israel procurará
alcançar o perdão de Deus e de si mesma, procurando conhecer o Senhor, que na
hora de Satanás eles terão amaldiçoado e lhes parecerá que irão receber o
perdão e também a força para se colocarem em meu caminho, se estiver em meu
lugar um que seja do meu sangue. Tiago, sobre este monte cumpriram-se coisas
bem grandes. Aqui o fogo de Deus consumiu, não só o holocausto, a lenha, as
pedras, mas até a poeira e a água que estava na fossa. Tiago, achas que Deus
não pode mais fazer uma coisa parecida, acendendo e consumindo todas as
materialidades do homem Tiago, para fazer um Tiago fogo de Deus? Temos ficado
falando, e já o pôr do sol transformou em chamas até as nossas vestes. Assim,
não menos brilhante, ou até mais brilhante achas tu que fosse o lugar do carro
que arrebatou Elias?
Muito
mais brilhante, porque foi um brilho produzido por um fogo celeste.
Pensa
então, como haverá de ficar o coração, que se tornou fogo por Deus em si,
porque Deus quer que ele seja perpetuador do seu Verbo, pregando a Boa Nova da
Salvação.
Mestre,
mas Tu o Verbo de Deus, porque não ficas aqui?
Porque
Eu sou Verbo e carne. Com o Verbo devo instruir e com a carne redimir.
Oh!
Meu Jesus, mas como redimirás? Ao encontro de quê estás indo?
Tiago,
lembra-te dos profetas.
Mas,
não é figurado o modo como eles falam? Podes Tu, o Verbo de Deus, ser
maltratado pelos homens? Não quererão eles dizer que a tua divindade se dará um
martírio, á tua perfeição, mas não mais di que isso, nada mais? Minha mãe se
preocupa comigo e com Judas, mas eu me preocupo contigo e com Maria, e depois
também conosco, pois somos tão fracos. Jesus, Jesus, se o homem Te dominasse,
não achas Tu que muitos de nós creriam que Tu és réu e, decepcionados, se
afastariam de Ti?
Disso
Eu tenho certeza. Haverá uma reviravolta em todas as camadas dos meus
discípulos. Mas depois voltará a paz e haverá até uma coesão das partes
melhores, sobre as quais, depois do meu sacrifício e do meu triunfo, virá o
Espírito fortificador e sábio: O Espírito Divino.
Jesus,
para que eu não me desvie e não me escandalize em tão tremenda hora, dizei-me:
que é que te farão?
É
uma coisa muito grande, isso que me está perguntando.
Dize-a
a mim, Senhor.
Sabê-la
exatamente, será para ti um tormento.
Não
faz mal. Por aquele amor que nos uniu sempre...
Não
deve ser conhecida.
Dize-a
a mim, e depois tira-me a lembrança dela até o momento em que ela deverá
acontecer. E, só então, faze que eu me lembre dela e juntamente com esta hora.
Assim, eu não me escandalizarei de nada e, no fundo do meu coração, não ficarei
teu inimigo.
Não
adiantarás nada, porque tu também cederás á tempestade.
Dize-a
a mim, Senhor.
Eu
serei acusado, traído, torturado e condenado á morte na cruz.
Naão!,
Tiago urra e se contorce, como se tivesse sido ferido ele de morte. Não!, ele
repete. Se fizerem assim contigo, que é que não farão a nós? Como é que
poderemos continuar a tua obra? Eu não posso, não posso aceitar o posto que a
mim destinas... Não posso! Não posso! Uma vez morto Tu, eu também serei um
morto, pois não terei mais força. Jesus, Jesus! Escuta-me. Não me deixes sem
Ti. Promete-me, promete-me pelo menos isso!
Eu
te prometo que virei guiar-te com o meu Espírito, depois que a gloriosa
Ressurreição me tiver libertado das restrições da matéria. Eu e tu seremos uma
só coisa, como agora que tu estás entre os meus braços, porque de fato Tiago
abandonou-se, a chorar sobre o peito de Jesus.
Não
chores mais. Saiamos desta hora de êxtase, luminosa e penosa, como alguém que
sai das sombras da morte, lembrando-se de tudo, menos de como é o momento da
morte, coisa espantosa e enregelante, que dura um minuto, mas que, como fato,
dura séculos. Vem Eu te beijo assim, para te ajudar a esquecer o peso da minha
sorte como Homem. Encontrarás a lembrança a seu tempo, assim como me pediste.
Toma, Eu te beijo nessa boca que deverá repetir as minhas palavras aos povos de
Israel, e no coração, que deverá amar como Eu disse, e aqui em tuas têmporas,
onde cessará a vida, juntamente com a última palavra de amorosa fé em Mim. Eu
virei, meu querido irmão, para perto de ti nas assembléias dos fiéis, nas horas
de meditação, nas de perigo e na hora da morte!
Ninguém, nem mesmo o teu anjo, recolherá o teu
espírito, mas Eu, com um beijo, assim...
(O
Evangelho como me foi Revelado – Maria Valtorta, Vol 4, pgs
205,206,207,208,209,210,211,212)
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