NO CÉU NÃO SE OLHA PARA
QUANTOS ANOS ALGUÉM VIVEU, MAS COMO FOI QUE ELES FORAM VIVIDOS
Jesus começa a falar:
“A paz esteja com todos vós.
Certamente o ter que morrer desagrada aos ricos e aos jovens,
quando eles querem ser ricos, mas somente em dinheiro e em anos. Aqueles,
porém, que são ricos em virtude, e jovens pela pureza de costumes, a eles isso
não lhes causa tristeza. O verdadeiro sábio, desde a idade da razão em diante,
se regula de tal modo, que possa tornar para si uma coisa tranqüila o morrer. A
vida é a preparação para a morte, assim como a morte é uma preparação para a
vida maior. O verdadeiro sábio, desde que chega a compreender a verdade do que
é o viver e do que é o morrer, e do morrer para depois ressurgir, preocupa-se,
de todos os modos, com despojar-se de tudo o que é inútil, e enriquecer-se de
tudo o que é útil, isto é, das virtudes e dos atos bons, para poder ter uma
provisão de bens, diante daquele que o chama a Si, para julgá-lo, para
premiá-lo, ou para castigá-lo, com uma justiça perfeita.
O verdadeiro sábio leva uma vida que o torna adulto, mais do
que envelheceu na sabedoria, e mais do que um jovem, um adolescente, porque
vivendo ele com virtude e justiça, conserva em seu coração um frescor de
sentimentos que algumas vezes nem mesmo os jovenzinhos têm. Nesses casos, é
suave morrer.
Reclinar a cabeça cansada
no seio do Pai, recolher-se em seu abraço, dizer por entre as névoas da vida,
que está terminando: “Eu te amo, espero em Ti, em Ti eu creio”, dizendo isto
pela última vez na terra, a fim de poder dizê-lo depois num jubiloso “Eu te
amo”, por toda a eternidade, por entre os fulgores do Paraíso.
Será duro o pensamento da morte? Não. É um justo decreto para
todos os mortais, não é opressivo e cheio de aflição, a não ser para aqueles
que não crêem, e estão carregados de culpas. Perde seu tempo o homem que, para
explicar as aflições perturbadoras de alguém que está para morrer, e que em sua
vida não foi bom, e explica-o assim: “É porque ele não quereria morrer já,
porque não chegou a realizar alguma coisa boa, ou fez pouco bem, e quereria
viver mais, para reparar a sua falta.” É em vão que ele diz: “Se ele tivesse
vivido mais tempo, teria podido ter um prêmio maior, pois teria realizado mais
coisas.” Um nada de tempo em comparação com a eternidade. E a alma estimula o
“eu” todo para agir. Mas, pobre alma! Como muitas vezes ela é dominada e
pisada, amordaçada para não ouvir as suas palavras. Isto acontece com aqueles a
quem falta a boa vontade. Enquanto que nos homens justos, desde sua meninice
houve uma auscultação da alma, uma obediência aos seus conselhos, houve uma
operosidade contínua. E o jovem pelos anos, mas rico de merecimentos, morre
como um santo, às vezes ainda na aurora da vida.
E nem com mais cem ou mil anos que fossem dados a ele, poderia ele ser
mais santo do que já é, porque o amor a Deus e ao próximo, praticado de todas
as formas, e com toda a generosidade, já o tornam perfeito. No Céu não se olha
para quantos anos alguém viveu, mas como foi que eles foram vividos.
Costuma-se pôr luto, por causa dos cadáveres. Chora-se sobre
eles. Mas o cadáver não chora. Teme-se por se ter que morrer. Mas ninguém pensa
em viver de tal modo, que não seja preciso tremer na hora da morte. E, por que
é que não se chora e não se põe luto pelos cadáveres vivos, que são os
verdadeiros cadáveres, os que levam em si uma vida morta, como se já estivessem
no sepulcro? E, por que é que aqueles que choram, pensando que hão de morrer em
sua carne, não choram sobre os cadáveres que eles têm dentro de si mesmos?
Quantos cadáveres Eu
vejo, que riem e contam piadas, e não choram sobre si mesmos! Quantos pais, esposas, irmãos,
filhos, amigos, sacerdotes, mestres Eu vejo chorarem estultamente por um filho,
um esposo, um irmão, um pai ou mãe, um amigo, um fiel discípulo, mortos em
evidente amizade com Deus, depois de uma vida, que é uma grinalda de perfeição,
e que não choram sobre os cadáveres das almas de um filho, esposo, irmão, pai,
um amigo, um fiel discípulo, que morreu por causa do vício, por causa do
pecado, e morreu para sempre, e para sempre está perdido, se não se arrependeu?
Por que não procurar ressuscitá-los? Isto é que é amor, sabeis? É o maior dos
amores. Oh! Como são estultas as lágrimas derramadas sobre a poeira, para qual
o homem voltou! Oh! Idolatria dos afetos! Oh! Hipocrisia dos afetos! Chorai,
mas pelas almas mortas dos vossos mais queridos. Procurai levá-los à vida. E Eu
falo especialmente a vós, ó mulheres que tanto poder tendes sobre aqueles que
amais.”
(De Jesus à Valtorta, O Evangelho como me foi Revelado- Vol.
6)
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