“NO TERCEIRO DIA, UMA LUZ VINDA DOS CONFINS DO UNIVERSO, COMO UM METEORO, VAI DIRETO ATÉ O SEPULCRO, QUANDO UM ESTRONDO SACODE A TERRA, AFASTANDO A ENORME PEDRA QUE O SELAVA, E OS GUARDAS ROMANOS FICAM ATORDOADOS. A LUZ ENTÃO ENTRA NO CORPO INERTE DE JESUS, QUE EM SEGUIDA LEVANTA, TRANSPASSANDO OS PANOS DA MORTALHA COM SEU CORPO IMATERIAL FULGURANTE. RESSUSCITANDO DOS MORTOS COM UMA MATÉRIA INCORPÓREA DE INTENSA LUZ, CONHECIDA APENAS POR DEUS, DE UMA BELEZA INDESCRITÍVEL.”

domingo, 24 de julho de 2016

SANTA SANTÍSSIMA VIRGEM MARIA



MARIA DE ÁGREDA – DO LIVRO: MÍSTICA CIDADE DE DEUS

Do que sucedeu nos nove meses da gravidez de Santa Ana, e o que fez Maria Santíssima no ventre, e a Sua mãe, naquele tempo.

Para que fosse sempre crescendo na contemplação e Amor Divino, renovou-Lhe o Senhor a Graça daquela manifestação abstrativa de Sua Divindade mais duas vezes. Deste modo, antes de nascer, teve três vezes aquele gênero de visão: uma no instante em que foi concebida, outra pela metade dos nove meses, e a terceira um dia antes de Seu nascimento. Não se pense que, por não lhe ser contínua esta espécie de visão, lhe haja faltado outra inferior, mas altíssima, com a qual via a Deus pela Fé e por especial iluminação. Este modo de contemplação foi incessante em Maria Santíssima, superior à contemplação que tiveram todos os viadores juntos.
Para melhor entender o que sucedeu a esta matrona santíssima, deve-se advertir que o demônio, depois de haver sido precipitado do Céu com seus maus anjos nas penas eternas, andava sempre solícito, observando e espreitando as mais santas mulheres da antiga Lei. Queria encontrar aquela cujo sinal vira (Ap 12, 1; Gn 3, 15) e cujo pé o havia de pisar, esmagando-lhe a cabeça. Tão ansiosa era a indignação de Lúcifer, que nestas diligências não se fiava só de seus inferiores. Auxiliado por eles, ele mesmo vigiava e rodeava dentre algumas mulheres virtuosas, as que mais se distinguiam nas virtudes e Graça do Altíssimo. Procurou fazer desabar a casa de São Joaquim e Santa Ana para alterá-la com o susto. Como, impedido pelos Anjos, não o pôde conseguir, irritou umas mulherzinhas, conhecidas de Santa Ana, para brigarem com ela. Assim o fizeram com grande ira, injuriando-a com palavras descomedidas e contumeliosas. Entre estas, mofaram muito de seu estado de gravidez, dizendo-lhe que tal coisa, depois de tantos anos de idade, não passava de embuste do demônio.  Minha filha, ouve a resposta à tua dúvida. Ainda que na visão da Divindade, no primeiro instante houvera conhecido minha inocência e que estava concebida sem pecado, estes benefícios e dons do Altíssimo são de tal natureza que, quanto mais certeza e conhecimentos comunicam, tanto maior cuidado e atenção despertam para conservá-los e não ofender seu Autor que, unicamente por Sua bondade, os concede às criaturas.

Usa, porém, do temor com medida e excede-te mais no amor. Com estas duas asas eleva-te acima do que é terrestre e de ti mesma. Procura afastar logo qualquer exagerado sentimento, que te leve ao excessivo temor. Entrega teu interesse ao Senhor e assume o dEle como se fosse o teu. Teme, até que sejas purificada de tuas culpas e ignorâncias: ama o Senhor até seres toda transformada nEle, e em tudo seja Ele o dono e árbitro de tuas ações, e tu de nenhuma. Não te fies de teu próprio juízo, nem sejas sábia contigo mesma (Pr 3,7). O próprio ditame deixa-se facilmente cegar pelas paixões que o arrastam consigo para arrebatar a vontade. Daqui se vem a temer o que não se deveria temer, e empreender o que não convém. Não te deixes levar por qualquer leve gosto interior; duvida e teme até que com solícita serenidade, encontres em tudo o meio conveniente. Encontrá-lo-ás sempre, se te sujeitares à obediência de teus prelados e ao que o Altíssimo te ensinar e fizer contigo. Ainda que os fins desejados sejam bons, todos devem ser conferidos com a obediência e conselho, pois sem esta orientação, costumam terminar deformados e sem proveito. Em tudo hás de procurar o mais santo e perfeito.

Sem comentários:

Enviar um comentário