EU SOU O QUE SOU, FILHO DO ALTÍSSIMO, GERADO NÃO CRIADO.
A origem de Cristo.
Jesus Cristo enquanto esteve na Terra em uma de suas
muitas homilias, questionado por alguns judeus quanto a sua origem, respondeu:
Vós me acusastes sem razão,
como se Eu houvesse blasfemado, em vez de dizer a verdade. Eu, não é para
defender-me mas para dar-vos luz, afim que possais conhecer a verdade que Eu
falo. E não falo por mim mesmo. Mas falo lembrando-vos as palavras nas quais
vos credes e sobre as quais jurastes. Elas dão testemunho de mim. Vós Eu o sei
não vedes em mim mais do que um homem semelhante a vós, e inferior a vós. Ou
pelo menos pensais que deveria ser um Anjo este Messias, e que Ele deve ser de
uma origem de tal modo misteriosa que possa ser rei, bastando-lhe para isso a
autoridade que sua origem lhe confere. Mas quando foi na história do nosso
povo, nos livros que formam a nossa história e que serão livros tão antigos
como o mundo, para que a eles os doutores de todos os países de todos os tempos
hajam de recorrer para consolidarem sua ciência e suas pesquisas sobre o
passado, com as luzes da verdade, quando foi que nesses livros foi escrito que
Deus tenha falado a um dos seus anjos para dizer-lhe: “ De agora em diante tu
serás meu Filho, porque Eu te gerei.”
Os Anjos criaturas
espirituais, servos do Altíssimo e seus mensageiros foram criados por Ele, como
o homem, como os animais, como tudo mais que foi criado. Mas não foram gerados por Ele.
Porque Deus somente pode gerar um outro Si mesmo, não podendo o Perfeito gerar
outro que não seja um Perfeito, um outro Ser igual a Si mesmo, para não aviltar
a sua perfeição, ao gerar uma criatura inferior a Si. Portanto se Deus não
pode gerar os Anjos, nem elevá-los á dignidade de filhos seus, qual será o
Filho ao qual Ele diz: “ Tu és o Meu Filho, e que o adorem todos os Anjos de
Deus.” E como será esse Filho, para merecer ouvir o Pai dizer-lhe, o Pai, que
existe por sua graça, onde os homens podem dizer o seu Nome, aniquilando-se
para adorá-lo: “ Vem sentar-te á minha direita, até que Eu faça dos teus
inimigos o escabelo de Teus pés.”
Esse Filho não poderá ser
outro, senão Deus, com o qual Ele divide os atributos e os poderes, e com o
qual goza da caridade que alegra nos inefáveis e incognoscíveis amores da
Perfeição por Si mesma.
Mas se Deus não julgou
conveniente elevar ao grau de Filho um Anjo, teria porventura podido dizer de
um homem o que Ele disse deste que vos está falando? E muitos de vós que agora
me estais combatendo estáveis presentes quando Ele o disse lá no vau de
Betábara há dois anos. Vós ouvistes e tremestes. Porque a voz de Deus é
inconfundível, e sem uma graça especial abate a quem a ouve e lhe sacode o
coração.
Quem é então o homem que vos
fala?
Será talvez um nascido da
semente e da vontade do homem como todos vós?
E poderia o Altíssimo ter posto
o seu Espírito a habitar em uma carne privada da graça como é a dos homens
nascidos de um desejo carnal?
E poderia o Altíssimo para dar
uma satisfação pela grande culpa, ser pago pelo sacrifício de um homem?
Pensai nisso. Ele que não
escolhe um homem para ser Messias e Redentor, poderá então escolher um homem
para sê-lo? E poderia o Redentor ser somente Filho do Pai sem assumir natureza
humanas? E o primogênito de Deus poderia ter pais se Ele é o Primogênito
Eterno? Não ficam confusos os vossos pensamentos diante dessas interrogações
que se levantam contra os reinos da verdade, cada vez mais perto dela e que
encontram resposta somente em um coração humilde e cheio de fé?
Quem deve ser o Cristo? Um
Anjo? Mais do que um Anjo, um Deus! Sim um Deus!
Mas estando unido a uma carne,
afim de que essa possa cumprir a expiação de uma carne culpada. Cada coisa há
de ser redimida por meio da matéria com a qual pecou. Por isso Deus teria
devido mandar um Anjo para expiar as culpas dos Anjos decaídos e, que expiasse
por meio de Lúcifer e dos seus seguidores. Porque como sabeis também Lúcifer
pecou. Mas Deus ama o homem, e lhe manda o Homem, o único Perfeito para redimir
o homem, e obter a paz com Deus. E é justo que somente um homem-Deus possa
cumprir a redenção do homem e aplacar a Deus.
O Pai e o Filho se amam e se
compreendem.
O Pai disse: “ Eu quero”.
E o Filho disse: “ Eu quero”.
Depois o Filho disse: “
Dá-me”.
E o Pai disse: “ Toma”.
E o verbo assumiu uma carne,
cuja formação é misteriosa, e esta carne se chamou Jesus Cristo, o Messias,
aquele que deve redimir os homens, levá-los ao Reino, vencer o demônio e acabar
com a escravidão.
Vencer o demônio um Anjo não
podia, nem pode fazer o que o Filho do Homem pode. E por isso para a grande
obra eis que Deus não chama os Anjos, mas o homem. Eis o homem de cuja origem
vós não tendes certeza, ó negadores ou pensadores. Eis o Homem, o Homem
aceitável por Deus. O Homem representante de todos os seus irmãos. O Homem que
é como vós pela semelhança. Mas o Homem superior a vós e diferente de vós por
sua proveniência, o qual não por homem mas por Deus foi gerado e, consagrado ao
seu ministério, e estando diante do excelso altar para ser Sacerdote e vítima,
pelos pecados do mundo, eterno e supremo Pontífice, Sumo Sacerdote segundo a ordem
de Melquisedeque.
Não temais, Eu não estendo a
mão para a tiara pontifical. Uma outra grinalda me espera. Não tremais, Eu não
tomarei de vós o Racional. Um outro já está pronto para mim. Mas tremei somente
que não sirva para vós o Sacrifício do Homem e a misericórdia do Cristo.
Eu vos amei tanto que obtive
do Pai que pudesse aniquilar a Mim mesmo. Eu vos amei tanto e vos amo tanto,
que pedi para assumir toda dor do mundo a fim de dar-vos a salvação eterna.
Por que não quereis acreditar
em mim?
Ainda não podeis crer?
Não está dito do Cristo: “ Tu
és sacerdote eternamente segundo a ordem de Melquisedeque?
Mas quando foi que teve início
o sacerdócio? Terá sido nos tempos de Abraão? Não! E vós o sabeis. O Rei de
justiça e de paz que aparece para anunciar-me como uma figura profética, ainda
na aurora de nosso povo, não vos adverte que existe um sacerdócio mais perfeito
que vem diretamente de Deus, assim como Melquisedeque, do qual ninguém pôde
dizer quais eram suas origens e que é chamado “ O Sacerdote”, e sacerdote que
permanecerá para sempre? Não credes mais nas palavras inspiradas? E se credes
nisso como nunca acreditastes ó doutores, não sabeis dar uma explicação
aceitável daquelas palavras que dizem, que falam de mim: “ Tu és sacerdote
eternamente segundo a ordem de Melquisedeque”? Portanto existe um outro
sacerdócio além de Aarão. E dele se disse “ tu és”, não se diz “ tu foste”, não
se diz “ serás”. És sacerdote eternamente. Eis pois que esta frase preanuncia
que o eterno sacerdote não nascerá da conhecida estirpe de Aarão, não será de
nenhuma estirpe sacerdotal. Mas será de uma proveniência nova, misteriosa, como
a de Melquisedeque. É dessa proveniência. E se o poder de Deus comanda, isso é
sinal de que quer renovar o sacerdócio e o rito, para que se torne proveitoso a
toda a humanidade.
Conheceis vós a minha origem?
Não!
Sabeis quais são as minhas
obras? Não!
Será que estais percebendo bem
os frutos delas? Não!
Vós não conheceis nada a
respeito de Mim. Estais vendo pois que também neste ponto Eu sou o Cristo, cuja
origem, natureza e Missão devem ficar desconhecidas até quando a Deus lhe
aprouver revelá-las aos homens. Felizes aqueles que irão saber, que sabem crer
antes que a Revelação tremenda de Deus os esmague com o seu peso sobre o chão e
os pregue e esmague sob os raios da fulgurante e poderosa verdade, trovejada
pelos Céus e proclamada aos brados pela Terra: “ Este era o Cristo de Deus”.
Vós dizeis: “ Ele é de Nazaré,
seu pai é José, sua mãe é Maria.”Não!
Eu não tenho pai que me tenha
gerado como homem.
Eu não tenho mãe que me tenha
gerado como Deus.
E contudo Eu tenho uma carne,
e a assumi pela misericórdia obra do Espírito Santo, e vim até o meio de vós,
passando por um Tabernáculo Santo. Eu vos salvarei fazendo sair o verdadeiro
Mim mesmo do Tabernáculo do Meu corpo, para consumar o grande sacrifício de um
Deus que se imola para a salvação do homem.( de Jesus para Valtorta, Vol. 7,
Pags.418-419-420-421.)
Eis aí a resposta do Mestre
Jesus a todos aqueles que não acreditam que Ele seja Deus. Como o próprio Jesus
já disse poucos na vida terrena compreenderão o real significado da Trindade,
Deus, Filho e Espírito Santo.
Bom é quem faz o bem. Não o
que fala bem.(de Jesus a Valtorta, Vol.6,pag.307)
A paz de Jesus.
Antonio Carlos Calciolari.
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